Transpirar em excesso significa perder peso?

É fato que muita gente toma a decisão de entrar no mundo dos esportes a partir de uma insatisfação com seu corpo, seja para ganho de massa muscular ou perda de peso. Porém, muitos confundem o fato de transpirar enquanto praticam a atividade física com o peso da balança.
Existe um grande mito de que correr de agasalho ajuda a perder peso, já que o atleta irá suar mais. Porém, além de não obter resultados concretos, o atleta irá sofrer desidratação e perder massa corporal.

De acordo com o fisiologista Prof. Dr. Ricardo Zanuto, o número menor que aparece na balança após o treino é meramente ilusório. “A água é um componente da massa magra, logo, quanto mais água no corpo maior o peso de balança. Muitas pessoas acreditam que por desidratarem, o peso de balança diminui e ela perdeu gordura. Isso não ocorre, basta ela se reidratar novamente que o ‘peso’ de balança volta, afinal a água não tem valor calórico”, explica.

O especialista em personal training pela UGF (Universidade Gama Filho), Felipe Belo, conta que o número de alunos que frequentam as academias com agasalhos vêm caindo, pois ele incentiva o uso de roupas leves. “Sempre oriento meus alunos sobre a importância de ir com roupas adequadas e a se hidratar, antes e durante a atividade”, completa.

corredora

Correr para o bebedouro
Submeter-se a um grande esforço físico em um local ou em condições abafadas podem trazer consequências sérias para a saúde. “Com a desidratação extrema, o corpo pode entrar em hipertermia (aumento abrupto de temperatura corporal), isso pode levar a rabdomiólise (perda de massa muscular esquelética) e limitar o exercício”, discorre Zanuto.

Além disso, em casos de desidratação seguido de perda excessiva de sal (chamada hiponatremia) o indivíduo pode ficar com o sangue mais “grosso”. “Com a redução do sal circulante, órgãos como o coração e rins podem sofrer para bombear e filtrar o sangue, respectivamente, podendo o quadro evoluir até a própria morte”, restringe o fisiologista.

Do jeito certo
Segundo Dr. Ricardo Zanuto, o atleta que treina com roupas leves não perde menos peso. “O que faz alguém perder mais ou menos gordura é o tipo de exercício que está sendo realizado, volume, frequência, intensidade”, orienta.

Além disso, secar o suor enquanto treina não é bom, pois o ato de transpirar regula a temperatura da pele e impede que o corpo superaqueça. Conforme o corpo resfria o atleta se sente mais confortável para continuar o exercício.

Fonte: Webrun