Gaveta da geladeira pode conter até 8.000 bactérias por centímetro quadrado

geladeira

As gavetas da geladeira que normalmente colocamos legumes podem conter até 750 vezes o nível de bactérias considerado seguro. Salmonelas e a E.coli estão entre as bactérias que podem ser encontradas, advertem os pesquisadores.

Testes feitos em amostras das gavetas de salada de 30 geladeiras mostraram que elas tinham uma média de 8.000 bactérias formadoras de colônias por centímetro quadrado. As informações são do Daily Mail.

A recomendação padrão para a preparação de alimentos “limpos” e superfícies de armazenamento é de zero a dez colônias por centímetro quadrado.

Paul McDonnell da Microban Europa em Cannock, Staffordshire, que encomendou a pesquisa, disse que o propósito de um frigorífico é manter os alimentos seguros e minimizar as chances de bactérias e fungos e por isso é preocupante pois em alguns casos há um substancial problema de contaminação, como a pesquisa indica.

– O desempenho dos refrigeradores é especialmente importante nos dias mais quentes, quando temperaturas ambientes elevadas significam que o potencial para a multiplicação de bactérias é alta. As baixas temperaturas das geladeiras só vai inibir o crescimento de bactérias em conjunto com a limpeza regular. Quando as bactérias encontram ambiente saudável para elas, tenderão a se multiplicar ao longo de um período de tempo.

Embora não tivesse feito parte da pesquisa formal, Microban Europa diz que o gabarito sugere que a limpeza varia de acordo com a geladeira.

McDonnell explicou que o correto é, regularmente, tirar toda a comida de sua geladeira, limpar o interior e limpar as gavetas de salada separadamente. No entanto, alguns lugares nunca são efetivamente limpos, que é provavelmente o lugar onde os problemas ocorrem.

Alguns refrigeradores possuem componentes, como peças de plástico, que matam a maioria das bactérias que se instalaram em sua superfície em um período de 24 horas.

Fabricantes de aparelhos com esta tecnologia. como a Whirlpool, utilizam um componente de filtro de ar construído em várias faixas de seu refrigerador e que foi projetado para minimizar os odores e o potencial de bactérias.

– Nós licenciamos nossa proteção antibacteriana para uso em todos os tipos de aplicações – desde pintura para toalhas e de telhas para aspiradores de pó. Nossa tecnologia built-in ajuda a minimizar o crescimento de micróbios causadores de odores e bactérias nocivas.