Conheça 6 alimentos que podem destruir sua dieta

Se você é daqueles que ainda acham que aquelas escapadinhas não fazem mal, é bom repensar. Apenas uma porção ou um simples pedaço de alguns alimentos pode acabar levando toda a sua dieta por água abaixo.

Um único pedaço de pizza congelada, por exemplo, possui 16% do valor diário de sódio recomendado para uma pessoa adulta, enquanto um pacote de salgadinho de milho chega a 32,5% do valor diário de gorduras totais. Isso acaba fazendo muita diferença, atrapalhando todo o esforço feito para seguir a dieta durante o resto do dia.

Conheça a seguir os principais vilões do cardápio saudável e por que eles engordam tanto.

Dieta Nossa Internet

Principais alimentos que engordam

1. Sorvete

Pobre em nutrientes e rico em açúcar, o sorvete industrializado possui carboidratos de baixo valor nutricional que são absorvidos rapidamente pelo organismo e transformados em gordura. Por esse motivo, o consumo em excesso do doce pode facilitar o aumento de peso.

Para se ter uma ideia, uma bola de sorvete sabor chocolate equivalente a 60 gramas contém 130 calorias e 18,5% dos valores diários de gorduras saturadas que um adulto precisa.

Esse tipo de gordura sofre um processo de oxidação, levando ao aparecimento de placas que podem inflamar as artérias sanguíneas, contribuindo para doenças vasculares que comprometem o coração, os rins e o cérebro, no longo prazo.

2. Salgadinho de milho

Por conter uma série de produtos químicos, o salgadinho de milho também entra na lista de alimentos que engordam. Além disso, um pacote de 63 gramas contém 17% do valor diário de sódio. Quando consumido em excesso, o sódio causa problemas como pressão alta e doenças renais. O salgadinho também possui valor diário de 32,5% de gorduras totais e 10,3% de gorduras saturadas.

3. Pizza congelada

A pizza congelada também possui alto valor de sódio e de gorduras saturadas, além de outros ativos químicos, como conservantes, que são adicionados para aumentar a validade do alimento. A pizza ainda é feita com farinha branca, que tem absorção rápida pelo organismo, fazendo com que a pessoa fique com fome logo.

4. Batata frita

A batata frita é considerada um dos alimentos que engordam e prejudicam a saúde, tendo como principal problema o fato de ser uma fritura. Quando o alimento é submetido a altas temperaturas, sofre a glicação, que é uma modificação molecular. Uma porção de 100 gramas de batata frita possui 14% do valor diário de gordura saturada.

5. Bacon

Um estudo realizado pela Escola de Saúde Pública de Harvard descobriu que consumir 50 gramas diárias de carnes processadas aumenta em 42% o risco de problemas cardíacos, e em 19% o de diabetes tipo 2. Uma fatia equivalente a dez gramas de bacon possui 6,4% do valor diário de gordura saturada.

6. Refrigerante

Na lista dos principais alimentos que engordam não poderia deixar de fora o refrigerante. Uma lata de 350 mililitros do tipo cola possui 37 gramas de açúcar. Uma pesquisa publicada no American Journal of Clinical Nutrition concluiu que refrigerantes, tanto as versões açucaradas quanto as de baixa caloria, estão associados ao maior risco de acidente vascular cerebral. Ou seja, nem a versão diet escapa.

Fonte: Vivo Mais Saudável