Apresentação mundial: Audi SQ7 TDI

São 435 cv de potência que num “monstro” com 2,2 toneladas, garantem dos 0 aos 100 km/h em 4,8 segundos, chegando à velocidade máxima limitada eletronicamente de 250 km/h

audi00

audi000

 

Apresentado como a versão mais esportiva da nova geração Q7, o SQ7 TDI finaliza a série de lançamentos desta gama. E que, também por esse motivo, fazem da proposta da Audi um modelo à frente do seu tempo!

Num visual que não faltam motivos para o deleite, a começar pelo agressivo conjunto óptico em LED (opcional, Matrix LED), as generosas jantes de 20″ (opcionais, de 21 ou 22 polegadas), os marcantes piscas traseiros dinâmicos ou as quatro saídas de escape (e que melodia, senhores!), tudo de série neste desportivo, é, no entanto, longe dos olhares e da curiosidade que estão os aspectos verdadeiramente interessantes e “valiosos” – deste modelo.
O motor, um novíssimo V8 4,0 litros a diesel concebido a partir do zero e que, anunciando uma potência de 435 cv constante entre as 1.000 e 3.250 rpm, que ainda conta com o apoio de dois turbos de geometria variável e dimensões idênticas, apoiados pela novidade a nível mundial que é um compressor acionado eletronicamente (EPC).

audi06

audi07

Indo buscar a energia a um não menos inovador sistema elétrico de 48V, do qual faz parte um compacto motor elétrico de 7 kW e uma bateria de lítio colocada por baixo do porta-malas, este compressor tem como finalidade acabar com o tradicional “turbo lag” – demora no aparecimento da potência plena – que normalmente se faz sentir até o funcionamento pleno do turbo.

Funcionando exclusivamente nos regimes de rotações mais baixos, o compressor é o primeiro a responder ao acelerador, injetando ar quente diretamente no motor de forma a garantir resposta pronta do mesmo até ao momento em que o primeiro turbo atinge a temperatura ideal. Sendo que, a partir das 2.500 rpm, é o segundo turbo que passa a dar igualmente a sua contribuição, funcionando em conjunto com o primeiro, mas já sem o EPC, nas rotações mais elevadas.

audi01

audi05

Convertendo para os fatos, os resultados – podemos confirmar nos cerca de 100 km que fizemos ao volante do SQ7- são simplesmente arrebatadores!

Com o V8 biturbo a garantir, também graças à importante ajuda de um hiper-eficiente cambio Tiptronic de oito velocidades, uma capacidade de aceleração e recuperações verdadeiramente arrasadoras – bem expressas, de resto, nos 4,8 segundos que o SQ7 leva dos 0 aos 100 km/h ou nos 250 km/h anunciados como velocidade máxima, limitada eletronicamente.

Num automóvel com mais de cinco metros de comprimento, perto de dois metros de largura e 1,7 m de altura, a opção por esta versão, mesmo que ainda sem preço definido, é garantia de um desempenho em estrada verdadeiramente de exceção, tendo por base uma estabilidade e segurança irretocáveis, independentemente das condições do piso ou da meteorologia, ou até mesmo da audácia do condutor.

audi03

De resto e apesar do tempo não muito convidativo lá fora, fantásticas as sensações proporcionadas a bordo do enorme SUV esportivo da marca dos quatro anéis, o qual, a par do visual exterior apaixonante, um interior pleno de luxo, qualidade e sofisticação. Marcado não somente pela excelência dos materiais, como também por uma posição de condução que beira à perfeição.

Igualmente em destaque, os muitos equipamentos disponibilizados, 24 (!) só no capítulo da assistência à condução, sendo que, de série, o primeiro modelo S da gama Q7 contempla, entre outros, os bancos desportivos em alcântara/couro com logótipo S, pacote de luzes interiores em LED, pedais em alumínio, volante desportivo multifunções Plus com patilhas, inserções superiores em alumínio escovado e inferiores cromadas, retrovisores exteriores em alumínio Look, assistente de máximos, Audi pre sense city e alarme.

audi04

audi08

audi09

audi10

Opcionais, além dos já citados, o MMI de navegação Plus e Audi connect com transmissão de dados LTE, Audi smartphone interface, bancos esportivos S, bancos ventilados e com massagem, câmeras 360º, cruiser control com assistente de trânsito, ionizador do ar e sistema de som Bang Olufsen.

Finalmente e no que diz respeito ao nossos mercado, o Audi SQ7 TDI não tem data para chegar ao Brasil. Na Europa ele deverá ser comercializado por “módicos” 120 euros.